domingo, 10 de maio de 2009

ANA NERI - A PRIMEIRA ENFERMEIRA NO BRASIL

Ana Justina Ferreira, a primeira enfermeira do Brasil, nasceu em 13 de dezembro de 1814, na vila Cachoeira do Paraguaçu, interior da Bahia. Casou-se aos 23 anos com Isidoro Antônio Néri. Ele era capitão-de-fragata da Marinha e estava sempre no mar. Dessa forma, Ana acostumou-se a ter a casa sob sua responsabilidade. Ficou viúva aos 29 anos, com os filhos Justiniano, Isidoro e Pedro Antônio para cuidar. Os dois primeiros tornaram-se médicos e o último, militar. Em 1865, o Brasil entrou na Tríplice Aliança, começou a Guerra do Paraguai e os filhos de Ana foram convocados. Sensibilizada com a dor da separação, no dia 8 de agosto ela escreveu ao presidente da província oferecendo-se para cuidar dos feridos de guerra enquanto o conflito durasse. Logo partiu para o Rio Grande do Sul, onde aprendeu noções de enfermagem com as irmãs de caridade de São Vicente de Paulo. Apesar das faltas de condições, como falta de higiene e de materiais e excesso de doentes, Ana chamou a atenção por seu trabalho como enfermeira por várias regiões por onde passou. Com recursos próprios, herdados de família, Ana montou uma enfermaria-modelo em Asunción, capital paraguaia sitiada pelo exército brasileiro. No final da guerra, em 1870, Ana voltou ao Brasil com seis meninas órfãs brasileiras. Foi homenageada e D. Pedro II, por decreto, lhe concedeu uma medalha e uma pensão vitalícia. Faleceu no Rio de Janeiro em 20 de maio de 1880. Carlos Chagas batizou com o nome de Ana Néri a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão, em 1926.

Um comentário:

  1. Saúde Não Tem Preço: Medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes
    Através do programa Saúde Não Tem Preço, medicamentos para controle de diabetes e hipertensão agora são oferecidos gratuitamente pelo governo na rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular.

    Estas doenças são responsáveis pela maior causa de mortalidade no nosso país. Ajude-nos a mudar este cenário: Divulgue para seus pacientes a possibilidade de terem o acesso gratuito aos medicamentos e a importância dos hábitos saudáveis para o controle destas doenças.

    Saiba mais sobre o programa: (hotsite)
    Para outras informações:
    comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude

    Obrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir